Guia definitivo para o Festival de Inverno na Serra

A Temporada de Inverno na Serra de Petrópolis já é famosa pelo charme das temperaturas baixas, mas as atrações dessa época vão muito além do friozinho típico. Os meses de Junho, Julho e Agosto são marcados por boa gastronomia, festivais, eventos tradicionais, shows, teatro e atrações diversas pela região.

São tantas atrações e oportunidades de curtir a serra que decidimos criar esse Guia para você descobrir tudo a respeito e aproveitar a Temporada mais famosa da Serra! Não esqueça de comentar ao fim do artigo.

 

1 – O melhor clima para passear! Sabe por quê?

A cidade de Petrópolis possui clima tropical de altitude, ou seja, verões úmidos e invernos secos e frios. Durante o ano todo a temperatura já é baixa, mas durante o inverno a média é de 15º C.

Mas não se engane, durante os meses de junho e, principalmente durante as noites de Julho, as temperaturas são bem mais baixas chegando a 5º C. A cidade já chegou a registrar -0,7ºC em agosto de 1955 (segundo o Instituto Nacional de Meteorologia). Quem sabe você não consegue curtir um frio desse esse ano? rs

 

 

2 – Bauernfest: a 2ª maior Festa do Colono Alemão do Brasil

O maior evento da Serra de Petrópolis não podia ficar de fora dessa lista! A Festa do Colono Alemão realizada em Petrópolis recebe o nome de Bauernfest. A Festa acontece todos os anos em Junho/Julho e movimenta muita gente durante os seus 10 dias de festa. Este ano (2016) o evento vai para a sua 27ª edição, acontecerá durante os dias 24 de junho e 4 de julho e vale muito a pena participar.

As atrações do evento são muitas: apresentações de danças típicas alemãs com escolas vindas de todo o Brasil; concurso de chopp a metro; comidas típicas como salsichão, tortas alemãs e outros; muitas cervejas e chopps que você só consegue apreciar por aqui (por exemplo: cervejas artesanais a chopps exclusivos da Bohemia criados especialmente para o evento).

A Festa do Colono Alemão de Petrópolis fica atrás apenas da Oktoberfest, que ocorre em Blumenau durante o mês de outubro, no Sul do País.

Acompanhe o Facebook da Festa Alemã clicando aqui para saber de toda a programação.

 

 

3 – Festival de Inverno do SESC

O evento, que será realizado entre os dias 24 de Julho a 02 de Agosto de 2015 é reconhecido pela qualidade das atrações artísticas e variedade cultural, consolidadas ao longo de 13 anos de grande sucesso. Além de Petrópolis, o SESC também leva o evento todos os anos para Teresópolis e Nova Friburgo.

Em Petrópolis as apresentações acontecem nas unidades do SESC Quitandinha e SESC Nogueira e também ao ar livre no Parque Municipal em Itaipava e em praças públicas.

A programação do evento para 2016 ainda não foi divulgada! Mas assim que soubermos e vamos colocar aqui para você aproveitar. Acompanhe todas as informações pelo Facebook: Facebook do SESC RJ clicando aqui.

 

 

4 – Festival de Inverno do Castelo de Itaipava

Em 2016 resolvemos inovar trazendo diversas atividades para o Castelo de Itaipava durante os meses de Junho, Julho e Agosto, surgindo assim o Festival de Inverno no Castelo. Dentre as atrações estão show de stand up com Sérgio Malandro, Fim de semana especial Dia dos Namorados, Festival de queijos e vinhos com jazz, Festival de fondue, Arraiá do Castelo e até mesmo hospedagens promocionais para a temporada a partir de R$ 379,50*, legal não é?

Para saber tudo sobre o Festival de Inverno clique aqui e vá a página especial sobre as hospedagens e ingressos para os eventos, ou clique no nome dos eventos abaixo e confira apenas os ingressos para os eventos. De um jeito ou de outro, venha curtir a charmosa temporada de inverno na Serra com conforto, atrações e boa gastronomia em um lugar mágico!

17 de Junho (Sexta-feira)- Festival de Queijos e Vinhos (encerrado)
02 de Julho (Sábado) – Show de Stand Up Comedy com Sérgio Mallandro (encerrado)
08 de Julho (Sexta) – Festival de Queijos e Vinhos – edição extra
09 de Julho (Sábado) – Festival de Queijos e Vinhos (esgotado)
15 de Julho (Sexta) – Paella no Castelo de Itaipava
17 de Julho (Domingo) – Brunch do Castelo
22 de Julho (Sexta) – Festival de Queijos e Vinhos
24 de Julho (Domingo) – Festa Julina do Castelo de Itaipava
30 de Julho (Sábado) – Festival de Inverno + Fondue + Trio Jazz (esgotado)
06 de Agosto (Sábado) – Festival de Inverno + Fondue + Trio Jazz
14 de Agosto (Domingo) – Almoço de Dia dos Pais

 

 

5 – Festas Juninas (e julhinas) tradicionais

Não podíamos deixar de falar dos Arraiás na Serra! Por toda a cidade, diferentes festas juninas nas igrejas, escolas e até nas ruas entre os moradores. Se tem algo que os moradores de Petrópolis sabem fazer bem é uma tradicional festa junina onde você pode aproveitar o friozinho da região em frente a uma grande fogueira comendo salsichão e bebendo quentão.

 

 

6 – Fondue, queijos e vinhos a vontade

Inverno + fondue + queijos + vinho = delícia! A maior parte dos restaurantes da região preparam deliciosos fondues de carne, queijo e chocolate, colocando a disposição no cardápio apenas durante a temporada de inverno.

Os vinhos também são uma atração a parte já que, por ser uma cidade naturalmente mais fria, os restaurantes já possuem um acervo variado com ótimos vinhos para escolher de acordo com a preferência e refeição escolhida.

Nós podíamos listar os restaurantes aqui, mas é difícil encontrar 1 restaurante que não sirva os queijos, vinhos e fondues nessa temporada. Nossa principal indicação é o restaurante da casa, o Castelo Bistrô, que já está aberto ao público através de reservas com hora marcada pelo telefone (24) 2222-7784.

 

 

7 – Festa japonesa Bunka-sai Petrópolis

Todos os anos nas primeiras semanas de Agosto, Petrópolis vem realizando o Festival da Cultura Japonesa Bunka-Sai. O Festival é realizado no momento em que nos despedimos das últimas flores das cerejeiras plantadas nas edições anteriores e celebrando a amizade Japão-Brasil que dura mais de 120 anos.

Na programação: barracas estilo japonês com comidas típicas e artesanato, artes nipônicas milenares e modernas, exposições, oficinas abertas, cosplay (performances de pessoas que se caracterizam como personagens), danças, mangá, origami, mostra de tako (pipas japonesas) e muito mais.

A data e a programação de 2016 ainda não foram divulgadas oficialmente, mas vamos atualizar aqui assim que forem liberadas para você. Enquanto isso acompanhe também o site oficial do evento clicando aqui.

 

 

8 – Deguste Petrópolis – Festival de Cervejas Artesanais

Os amantes de cerveja podem comemorar. Todos os meses Petrópolis recebe a Feira de Cerveja: Deguste. O evento começa ás 11h dura o dia inteiro com atrações musicais, food trucks, produtos gourmet e, é claro, cervejas de todo o estado do Rio de Janeiro, dando prioridade à cena cervejeira do município, fortalecendo os laços com os produtores locais, que são maioria na exposição de produtos na Deguste.

Esse evento, que já é uma delícia por si só, durante o inverno é ainda mais gostoso. As próximas edições do evento durante o inverno acontecerão nos dias 09 de Julho e 13 de Agosto.

 

 

9 – Comemorar Dia dos Pais na Serra

Como você pode ver, são várias as opções de atividades na serra tanto para os casais quanto para a família. Comemorar o Dia dos Pais na cidade é uma ótima oportunidade de dar um presente diferente para o paizão e para toda a família. Qual pai não gostaria de aproveitar o Festival da Cerveja? Ou a Bauerfest, festa do colono alemão? Ou então, aproveitar a data no Castelo de Itaipava?

 

 

O que não faltam são eventos e atrações para aproveitar a Temporada de Inverno na Serra. Se você gosta de curtir uma viagem diferente mas sem abrir mão do conforto e tranquilidade, aproveite. É possível curtir os eventos e ainda descansar na pousada ou hotel e garantir uma viagem incrível!

 

Gostou das dicas? Comente abaixo. Está a fim de curtir a oportunidade? Hospede-se no Castelo durante a temporada de inverno e aproveite todas as atrações.