A beleza dos Passeios turísticos da Serra

Hotel Castelo de Itaipava - A beleza dos Passeios turísticos da Serra

Petrópolis é uma cidade encantadora, com aquele climinha romântico de Serra, verões úmidos e quentes, invernos secos e frios, cercada de muita história, paisagens inspiradoras e arquitetura quase que mágica. Esta beleza toda fica tão próxima de grandes cidades que quase não dá pra acreditar. O Rio de Janeiro fica logo ali (a 1 hora de carro) e Juiz de Fora tem um acesso muito fácil, ambos pela BR 040.

Se você busca um lugar para descansar a dois ou com a família e fugir da muvuca das grandes cidades, Petrópolis é, com certeza, uma ótima opção, seja para um “bate e volta” ou para curtir o seu fim de semana.

Neste artigo vamos apresentar alguns pontos turísticos que você não pode deixar de visitar em sua passagem pela Cidade Imperial. Se você também é apaixonado por história, arquitetura, natureza e boa gastronomia, confira estas dicas.

 

Museu imperial

Sem dúvidas, o Museu Imperial é o principal cartão de visitas da cidade, uma única visita ao Museu além de nos servir uma bela dose de história e cultura traz muita inspiração, tanto pela arquitetura quanto pela natureza que o cerca.

Os jardins do Museu são perfeitos para passar os dias de sol descansando sob as copas das mais de 100 espécies de árvores trazidas de diversos lugares do mundo o que torna o lugar ideal para namorar ou fazer a leitura de um bom livro.

Na sala das carruagens é possível conhecer os principais meios de transportes da família real com peças conservadas dos tempos do império, além de uma locomotiva chamada Leopoldina, o primeiro trem a vapor a viajar para Petrópolis.

 

Horários de Funcionamento

Museu: Terça a domingo, das 11h às 18h
Bilheteria: Terça a domingo, das 11h às 17h30
Jardins: Terça a domingo, das 8h às 18h

Mais informações você encontra em www.museuimperial.gov.br.

 

Hotel Quitandinha

hotel-quitandinha2

O Hotel Quitandinha que já foi o maior Hotel e Cassino da América Latina. Atualmente é palco de grandes eventos culturais como shows e peças de teatro promovidos pelo SESC. Localizado pertinho da entrada da Cidade tem um visual lindo, arquitetura encantadora com influências hollywoodianas e europeias.

Para se divertir com os amigos as pistas de boliche e patinação no gelo são perfeitas. Se a intenção é fazer um passeio mais romântico, os pedalinhos para curtir o lago do Hotel são a melhor opção e, para fechar, uma refeição na churrascaria Lago Sul que fica a margem do lago com uma bela vista da construção.

Horários de Funcionamento

Terça a quinta, das 9h às 21h
Sexta e Sábado, das 9h às 23h
Domingos e Feriados, das 9 às 22h

Você pode conferir a programação cultural neste link.

 

 

Catedral São Pedro de Alcântara

catedral

A Catedral de Petrópolis, como é chamada, é uma linda construção com estilo neogótico francês que chama a atenção até dos moradores mais antigos da cidade. Imponente e bastante frequentada ela está situada bem no centro histórico de Petrópolis, em frente a avenida Koeller, uma das ruas mais bonitas da cidade, e sua vista aponta para a Praça da Liberdade e o Relógio das Flores.

Parte indispensável no passeio pelo centro histórico da cidade, não há como não se impressionar com os incríveis vitrais e o estilo da construção. No seu interior também existe um Mausoléu onde estão os restos mortais de alguns membros da Família Imperial, como D Pedro II, dona Teresa Cristina, Princesa Isabel.

Horários de Funcionamento

Todos os dias de 8h às 18h

 

Casa de Santos Dumont

casa-de-santos-dumont

Visitar a casa do pai da aviação, Santos Dumont, é um convite a lembrarmos como a simplicidade pode ser confortável e aconchegante. O homem que inventou o avião, construiu para si um chalé onde pudesse viver com simplicidade e conforto nos dias de verão na serra, ali criou o chuveiro com água aquecida a álcool e as escadas que só podem ser subidas com um pé de cada vez.

Diretamente na casa é oferecido uma visita guiada apresentando as principais características e histórias de Santos Dumont. O passeio vale muito a pena, pois a casa é cheia de curiosidades interessantes apesar de ser pequena e fica em um local muito bonito da cidade, bem no centro, ao lado do Relógio das Flores e da Praça da Liberdade.

Horários de Funcionamento

Museu: Terça a domingo, das 9h às 17h30
Bilheteria: Terça a domingo, das 9h às 17h

Mais informações você encontra neste link.

 

Cervejaria Bohemia

bohemia

A Cervejaria Bohemia, sede do Museu da Cerveja, oferece aos amantes da bebida um Tour Interativo onde passamos por uma imersão no universo cervejeiro e uma viagem de 8 mil anos através da história.

O passeio é impressionante e conta com dezenas de recursos, como painéis touchscreen, projetores, jogos e degustações das cervejas diretamente dos tonéis. É realmente uma experiência completa com os aromas e texturas das cervejas diretamente da fonte.

Horários de Funcionamento

Terça a quinta, das 13h às 16h30
Sexta, das 10h às 16h30
Sábados, Domingos e Feriados, das 10h às 18h30

Mais informações você encontra em www.bohemia.com.br ou pelo telefone (24) 2020-9050.

 

Museu de Cera

Museu de cera_01

 

 

 

O Museu de Cera de Petrópolis também fica no centro histórico da cidade e tem personalidades nacionais e internacionais com hiper-realismo. As esculturas exibidas são produzidas por estúdios americanos e ingleses e todas foram produzidas em tamanho real. O passeio é super interessante não apenas pelas esculturas mas pelo próprio casarão que foi construído no século XX em estilo espanhol.

Horário de Funcionamento;

Terça a sexta, das 10h às 17h
Sábado, das 10h às 18h
Domingo, das 10h às 17h

Casa dos Sete Erros

casa dos sete erros_01

A Casa da Ipiranga também conhecida como Casa dos Sete Erros ou ainda Mansão de Tavares Guerra é um charme a parte na cidade. Dentro dela todos os cômodos são cheios de detalhes impecáveis. A lareira em mármore de Carrara e cocheira em estilo germânico são incríveis.

Além do próprio casarão ao lado, nos jardins da Casa dos 7 Erros está o restaurante Bordeaux, com a mesma estética da casa, pratos deliciosos e um ambiente extremamente agradável.

Horários de Visitação Guiada na Casa da Ipiranga

Sexta, sábado e domingo das 14h às 18h
Ingresso: R$10,00

Mais informações no site

Horários do Restaurante

Todos os dias a partir das 12h;

O Castelo de Itaipava

Hugo Carneiro (232 de 274)

Nosso Castelo de Itaipava ou Castelo do Barão de Vasconcelos, como era conhecido antes, não é um ponto turístico aberto para visitação por ser uma propriedade privada destinada a Hotel e Eventos, mas não deixa de ser um imponente local de história e tradição da Serra

Horário de Funcionamento

Não fica aberto a visitação. Hospede-se nesse link ou confira nossa programação de eventos para participar e vir conhecer o Castelo.

Petrópolis é uma cidade incrível e aconchegante, não há como visitar e não se apaixonar. São muitos os lugares incríveis e pontos turísticos a se visitar. Venha, hospede-se em um Castelo Mágico e e desbrave toda a história da Cidade Imperial. E fique com mais algumas fotos dessa linda cidade.

Relógio de Flores